Bom dia a todos!
Devido ao acúmulo de tarefas, estávamos um tempo sem postar novidades.
No último sábado 06/08, o Clube apresentou os resultados do projeto Análise da água e recuperação da mata ciliar na Mostra de Trabalhos realizada na E. B. M. Arapongas, a mostra foi um sucesso!
Hoje nós conhecemos um pouco mais sobre a estrutura do microscópio e a forma correta de manuseá-lo.
Cada clubista montou duas lâminas para comparação de célula animal de mucosa e célula vegetal de cebola!
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
terça-feira, 5 de julho de 2011
Fabricação de sabão caseiro!
Olá pessoal!
Dia 30/06 o Clube de Ciências iniciou a produção de sabão caseiro, para a mostra de trabalhos da Escola, que será logo após as férias de julho!
Despejamos a massa de sabão em copinhos plásticos, foram aproximadamente 150 copos.
O próximo passo é separar, embalar e etiquetar para a mostra de trabalhos. Esperamos que venham muitas pessoas nos prestigiar.
Até breve!!
Dia 30/06 o Clube de Ciências iniciou a produção de sabão caseiro, para a mostra de trabalhos da Escola, que será logo após as férias de julho!
Despejamos a massa de sabão em copinhos plásticos, foram aproximadamente 150 copos.
O próximo passo é separar, embalar e etiquetar para a mostra de trabalhos. Esperamos que venham muitas pessoas nos prestigiar.
Até breve!!
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Visita à Nascente do Ribeirão
Olá pessoal!
Nossa última etapa do projeto foi realizada no encontro do dia 09 de maio!
Saimos da EBM Arapongas por volta das 8 horas e iniciamos a subida até a residência da Sra. Nádia, onde localizam-se as nascentes.
Fizemos a coleta da água e análise de alguns parâmetros, encontramos uma pontuação ótima dentro do questionário do projeto PIAVA.
Mais abaixo da nascente passa o ribeirão Arapongas, com uma paisagem bem diferente daquela que estamos acostumados a olhar próximo a nossa Escola.
Iremos apresentar todos os resultados na Mostra de Trabalhos dia 15 de julho!
Nossa última etapa do projeto foi realizada no encontro do dia 09 de maio!
Saimos da EBM Arapongas por volta das 8 horas e iniciamos a subida até a residência da Sra. Nádia, onde localizam-se as nascentes.
Fizemos a coleta da água e análise de alguns parâmetros, encontramos uma pontuação ótima dentro do questionário do projeto PIAVA.
Mais abaixo da nascente passa o ribeirão Arapongas, com uma paisagem bem diferente daquela que estamos acostumados a olhar próximo a nossa Escola.
Iremos apresentar todos os resultados na Mostra de Trabalhos dia 15 de julho!
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Limpeza do entorno do Ribeirão!
Olá pessoal!
Hoje trabalhamos na limpeza do entorno do Ribeirão Arapongas em um ponto próximo a Escola. Recolhemos muito lixo que deveriam ser separados pelos moradores já que em sua maioria são resíduos recicláveis!
Em cada encontro do Clube temos percebido a necessidade urgente de sensibilização por parte dos moradores, para que seja possível um relacionamento mais saudável com o meio ambiente.
Semana que vem nossa última atividade desse projeto está programada: VISITA A NASCENTE DO RIBEIRÃO. Até lá!
Hoje trabalhamos na limpeza do entorno do Ribeirão Arapongas em um ponto próximo a Escola. Recolhemos muito lixo que deveriam ser separados pelos moradores já que em sua maioria são resíduos recicláveis!
Em cada encontro do Clube temos percebido a necessidade urgente de sensibilização por parte dos moradores, para que seja possível um relacionamento mais saudável com o meio ambiente.
Semana que vem nossa última atividade desse projeto está programada: VISITA A NASCENTE DO RIBEIRÃO. Até lá!
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Folder InformativoAmbiental!
Olá pessoal!
Semana passada estivemos sem atualizar o blog, pois haviamos iniciado a construção de folderes informativos.
Os alunos construíram esse material com foco no projeto em desenvolvimento, abordando a questão do lixo em locais inadequados, a necessidade de um olhar diferenciado para o Ribeirão Arapongas, bem como a ausência da mata ciliar.
Após a construção, o Clube foi as ruas entregar os folderes e explicar à comunidade a importância do nosso projeto!
Semana passada estivemos sem atualizar o blog, pois haviamos iniciado a construção de folderes informativos.
Os alunos construíram esse material com foco no projeto em desenvolvimento, abordando a questão do lixo em locais inadequados, a necessidade de um olhar diferenciado para o Ribeirão Arapongas, bem como a ausência da mata ciliar.
Galera do Clube indo entregar os folderes para a comunidade Arapongas!
Após a construção, o Clube foi as ruas entregar os folderes e explicar à comunidade a importância do nosso projeto!
quarta-feira, 11 de maio de 2011
O plantio continua!
Olá pessoal!
Hoje pela manhã continuamos o plantio das mudas de espécies nativas para a recuperação da mata ciliar em torno do Ribeirão Arapongas.
Plantamos 50 mudas. Dentre as espécies escolhidas estão: aroeira, ingá, araticum, coqueiro jerivá, tucaneira, etc.
Também semeamos no barranco do ribeirão sementes de gramíneas, para segurar a terra que está bem solta. Esperamos que não chova nos próximos 3 dias!
E como não poderia ser diferente, encontramos uma quantidade enorme de lixo em um espaço tão pequeno!!
Hoje pela manhã continuamos o plantio das mudas de espécies nativas para a recuperação da mata ciliar em torno do Ribeirão Arapongas.
Plantamos 50 mudas. Dentre as espécies escolhidas estão: aroeira, ingá, araticum, coqueiro jerivá, tucaneira, etc.
Também semeamos no barranco do ribeirão sementes de gramíneas, para segurar a terra que está bem solta. Esperamos que não chova nos próximos 3 dias!
E como não poderia ser diferente, encontramos uma quantidade enorme de lixo em um espaço tão pequeno!!
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Análise da qualidade da água!
Hoje pela manhã coletamos água do Ribeirão Arapongas em um dos pontos escolhidos, próximo a granja do bairro para analisar a qualidade da água.
Algumas características do local da coleta são importantes e indicam como está a qualidade da água, dentre elas podemos destacar: quantidade de lixo no entorno do ribeirão, presença de vermes vermelhos na água, material sedimentável observável, presença de conchas de moluscos, peixes, etc.
Analisamos alguns parâmetros como turbidez da água que representa o grau de redução de intensidade que a luz sofre ao atravessar a amostra de água. A quantidade de oxigênio dissolvido na água também foi analisada, sendo esse um componente fundamental para a existência de vida no ambiente aquático. Outros parâmetros como ferro, dureza, amônia, pH, coliformes, fosfato, também foram analisados.
A qualidade da água nesse ponto do Ribeirão está : ACEITÁVEL!
Nossas atividades de plantio foram novamente interrompidas: construiram uma ponte onde estávamos trabalhando e acabaram passando a máquina em cima da maioria de nossas mudas, restaram poucas!
Vamos ter que iniciar novamente o plantio!
Algumas características do local da coleta são importantes e indicam como está a qualidade da água, dentre elas podemos destacar: quantidade de lixo no entorno do ribeirão, presença de vermes vermelhos na água, material sedimentável observável, presença de conchas de moluscos, peixes, etc.
Analisamos alguns parâmetros como turbidez da água que representa o grau de redução de intensidade que a luz sofre ao atravessar a amostra de água. A quantidade de oxigênio dissolvido na água também foi analisada, sendo esse um componente fundamental para a existência de vida no ambiente aquático. Outros parâmetros como ferro, dureza, amônia, pH, coliformes, fosfato, também foram analisados.
A qualidade da água nesse ponto do Ribeirão está : ACEITÁVEL!
Nossas atividades de plantio foram novamente interrompidas: construiram uma ponte onde estávamos trabalhando e acabaram passando a máquina em cima da maioria de nossas mudas, restaram poucas!
Vamos ter que iniciar novamente o plantio!
Assinar:
Postagens (Atom)